A importância da contabilidade agropecuária no gerenciamento do patrimônio das empresas rurais.
A contabilidade agropecuária é uma área específica da contabilidade que busca registrar, controlar e analisar todas as transações financeiras e patrimoniais relacionadas às atividades agrícolas e pecuárias. Com a importância crescente do setor agropecuário para a economia do país, compreender e aplicar corretamente os princípios contábeis nesse ramo torna-se fundamental para o sucesso das organizações rurais.
Ferramenta essencial para o gerenciamento do patrimônio das empresas rurais, a contabilidade agropecuária consiste em um sistema contábil especializado que se aplica à realidade das fazendas, registra e analisa seus dados financeiros e econômicos. O objetivo principal dessa área da contabilidade é atender e organizar as necessidades específicas dessas empresas do agronegócio.
A contabilidade rural possui um papel fundamental no planejamento financeiro e na tomada de decisões das empresas agropecuárias, tendo como meta o crescimento e sustentabilidade do negócio rural, regulamentado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Ao registrar com precisão todas as movimentações financeiras e contábeis, é possível ter uma visão clara do patrimônio da empresa, identificar as receitas e despesas. Esta área da contabilidade tem como objetivo direcionar e planejar na empresa rural os ativos financeiros como máquinas agrícolas, sementes, fertilizantes, terras e a atividade pecuária, por exemplo.
Uma boa contabilidade rural ajuda o agronegócio a estruturar estratégias para garantir os melhores resultados, ajudando a fazenda a se manter forte, mesmo em situações desfavoráveis — por conta de aspectos como clima e pragas. Porém, na contabilidade agropecuária, algumas particularidades devem ser levadas em consideração, como por exemplo o ciclo operacional, inventário rural, registro de perdas e culturas temporárias e permanentes.
O principal exemplo de ponto de atenção está relacionado ao ciclo operacional. Por ser diferente do ciclo anual de outras empresas, ele pode ser bastante extenso em comparação a outros setores, pois abrange todas as fases do processo produtivo da fazenda, desde o plantio ou a criação dos animais até o momento da venda dos produtos. Sendo assim, é necessário realizar registros detalhados de todas as etapas do processo, considerando custos, receitas e investimentos específicos de cada fase.
Outra particularidade importante é o inventário rural. Diferentemente dos inventários convencionais, que são realizados em um curto espaço de tempo, o inventário rural deve ser feito levando em consideração a sazonalidade das atividades agropecuárias. Além disso, a mensuração monetária de recursos como árvores e plantas é complexa, mas existem softwares que auxiliam no rastreio e identificação destes itens da propriedade.
Como em qualquer negócio, a estruturação econômica e contábil é essencial para o crescimento e sucesso da empresa. Por isso, é de extrema importância que, independente do tamanho do seu agronegócio, as atividades contábeis estejam regularizadas e otimizadas. Confira os demais conteúdos da Soma Contabilidade e retire suas dúvidas também com nossa equipe de assessoria, clique aqui para saber mais.